Friday, July 05, 2019

A luz é a causa da sombra.

A maioria do vulgo pensa que o mal é obra do diabo. Mas parece que nunca pararam  pra pensar que o mal é o reflexo oposto do bem. Que um só existe pela condição de existência do outro. Que o ser absoluto é constituído por ambos. Que Deus é suficientemente tanto bem quanto mal. Mas  na vida humana, a manipulação entre o bem e o mal é algo muito confuso de se discernir entre qual é qual . Porque de fato, um dos métodos mais fáceis de instaurar o mal e se passando por quem está fazendo o bem. A falsidade é a máscara mais conhecida de todas. Assim como a  manipulação e também a chantagem. Se oferece o bem para causar o mal.
E a graça maior de tudo isso, é aquela na qual o sujeito que está sofrendo o maior mal, e ainda assim tenta se manter no lado da moeda do bem. Na verdade este sujeito em potencial tem o maior poder de ser o quão demasiado se pode imaginar maligno. Pois dele se espera a fragilidade que está em sofrer sendo abusando pelo mal, e no entanto, é sempre de bom teor saber não julgar um mendigo, quando este pode se tratar de um rei. Não julgar Deus, pois este não é apenas bem, mas pode ser absoluto também em mal. Muito menos um sábio por um tolo. 
A resposta é que este mal que é aplicado ao "bem" , pode também ser muito frágil quando este "bem" ao qual ataca é um mal muito superior a si próprio. Assim o bem ri do mal, pois pode ser bem maior em sua crueldade. Num jogo de opostos, quem é apenas um lado sempre perderá o jogo. Ao passo que sendo uma carta coringa, pode se encaixar no lado em que melhor lhe convir num jogo de fatalidades.
Eliphas Levi dizia que "O mal é o bem mal compreendido." 

Da mesma forma, se souberes usar a fórmula mágica pode se ler, "O bem é o mal bem compreendido." 

Muito cuidado com o espelho e seu reflexo, para saber o que está sendo refletido. 

Havia um homem muito corajoso, ao qual sempre humilhava um sujeito, que  chamava de covarde e lhe chutava a bunda, fazendo todos rirem. Isso se sucedeu durante anos.  Um dia o homem que sempre humilhava o outro vinha caminhando sozinho pela rua, caindo de bêbado, quando o sujeito que era humilhado e chamado de covarde o viu. Então pegou uma pedra, e o atacou, atingindo - o com pedradas na cabeça até que este estivesse morto. 

Por isso é de suma importância compreender a frase:  O corajoso é sempre morto pelo covarde. 

William Blake também já avisava quando escreveu :
"O fraco em coragem é forte em astúcia."

No comments: